Os alimentos são grandes aliados da saúde humana pois são as principais fontes de macro e micro nutrientes, as matérias primas necessárias para o crescimento, o equilibrio e o perfeito funcionamento do corpo humano.
Existe uma classe de alimentos que contêm nutrientes com propriedades e funções especiais sobre as células, tecidos e orgãos-são os nutracêuticos. Estes além de nutrir, estimulam a função dessas estruturas, de modo semelhante a uma ação farmacológica. Os orgãos das plantas são um tipo de concentrador biológico de energia solar. Por isso comer alimentos vegetais é transferir,diretamente e sem perdas, a energia vital do sol para o organismo.
Iniciarei por falar da Linhaça
Nome botânico: Linum usitatissimum L.
Família: Lináceas
Habitat: cultivada em numerosos países de clima temperado da Europa e da América.
Semente: Cor castanho avermelhado ou amarelo brilhante, conforme o teor de pigmento de cada variedade ou das técnicas de cultivo utilizadas.
A humanidade, além do seu uso textil, tem consumido a linhaça desde a Antiguidade. Existem indícios da sua utilização desde 5000a.C. na Mesopotâmia, de onde se espalhou para a Europa, África, Ásia e América do Norte.
A Linhaça é uma planta nobre e de grande valor alimentar.
É reconhecida como alimento Funcional pois além de conter nutrientes, também apresenta substâncias bioativas capazes de prevenir o surgimento de doenças e tratar desarmonias já instaladas. A composição dos aminoácidos da linhaça é similar à da soja, que é vista como uma das mais nutritivas fontes de proteinas de origem vegetal. Muito rica em fibras dietéticas.
Pode ser utilizada como complemento alimentar. Esta pelas suas qualidades nutracêuticas ajuda a prevenir e a tratar vários problemas de saúde. O óleo de linhaça prensado a frio possui elevado teor de ácidos gordos insaturados e ( principalmente os omega-3), e lignanas ( fitoestrogéneos) que oxidam( reagem com o oxigénio do ar) com facilidade, motivo pelo qual devem ser consumidas logo após a sua moagem e o seu óleo tem uma validade máxima de 6 meses.
Alguns dos benefícios da linhaça: Prisão de ventre ( obstipação); Problemas digestivos; Problemas de pele; Diabetes; Problemas de concentração mental; Problemas respiratórios e urinários; Cancro (mama, próstata, colon); problemas da mulher-TPm, Menopausa, Osteoporose; Pbroblemas cardiovasculares, Sistema imunológico; Vegetarianismo ( Omega-3).
Sugestão de uso diário:
Sementes - uma colher de sopa por dia;
Óleo - uma colher sobremesa por dia.
Saiba mais sobre a linhaça ou marque a sua consulta de Naturopatia.