A Idade Biológica é diferente da Idade Cronológica.
Há pessoas a quem é diagnosticada uma diferença de muitos anos quando fazem uma avaliação comparativa destas duas idades. Nem sempre o número de anos equivale ao estado físico e psicológico.
Enquanto há aqueles que envelhecem precocemente, isso reflete-se no aspeto físico e na avaliação de orgãos e sistemas do corpo, há outros porém que aparentam no aspeto e nos exames feitos uma juventude impressionante.
Alguns procedimentos a ter em conta para viver até aos 100 anos com saúde e qualidade de vida.
1) Praticar o Exercício Físico com regularidade melhora muito a nossa qualidade de vida a vários níveis: prevenção de doenças cardiovasculares; aumento da resistência cardio-respiratória; aumenta a massa muscular; melhoria óssea; regulação hormonal; fortalecimento do sistema imunitário; previne a depressão e a ansiedade; controle do peso; prevenção de várias doenças como diabetes e cancro; melhora a auto-estima, a ansiedade, a sexualidade e a memória.
2) Adotar um estilo de vida saudável: significa tomar consciência dos hábitos de vida assimilados e praticados diariamente (alimentação/ stress/ hidratação/ peso/ Hobbies/ relacionamentos, etc). Verificar os que devem ser mantidos porque proporcionam bem estar e aqueles que precisam ser alterados porque levam a perda de qualidade de vida e geram doenças. Reeducar-se significa fazer de novo e diferente e fazer melhor.
3) Selecionar uma adequada Macronutrição: procurar ingerir alimentos de verdade, aqueles que vêm da natureza e, de preferência, que não estão em "pacotes" cheios de conservantes químicos. Ter bom senso ao escolher a comida diária, contemplar o prazer mas evitar os excessos.
4) Escolher um terapeuta para verificar qual a mais correta Micronutrição: precisamos de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos gordos essenciais, oligoelementos, etc. Os alimentos hoje não conseguem fornecer nos os nutrientes que cada organismo necessita e como somos únicos cada um tem necessidades específicas, as quais devem ser estudadas e definidas de forma profissional e rigorosa.
5) Fazer uma correta modulação hormonal: a queda hormonal inicia-se a partir dos 30 anos.
A modulação hormonal é um método que permite, através de exames, perceber as necessidade de cada pessoa. Depois inicia se uma reposição hormonal para que a pessoa atinja um padrão hormonal ótimo. Verifica se melhorias no desempenho físico e mental, na memória, na motivação sexual. Aconselhável para todos aqueles que querem melhorar a qualidade de vida e ter um envelhecimento saudável.
Hoje existe muita informação sobre como fazer vários tipos de dietas assim como planos para obter corpos atrativos. Mas o mais sensato será procurar ajuda profissional especializada para poder delinear um método ajustado às capacidades, características e possibilidades individuais.