O que esperar de uma consulta de homeopatia?
A homeopatia é um sistema medicinal alternativo que contempla a totalidade do ser humano em detrimento de doenças isoladas. Ela atua por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos homeopáticos com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes.
A homeopatia é orientada por quatro princípios: lei dos semelhantes, experimentação na pessoa saudável, doses infinitesimais e medicamento único.
O princípio da lei dos semelhantes estabelece que uma doença específica pode ser curada pela substância capaz de reproduzir os mesmos sintomas da doença. Ou seja: o que causa mal a alguém “saudável” pode curar alguém doente. Se um veneno produz efeitos como vômitos numa pessoa, a versão homeopática (diluída) desse mesmo veneno poderá tratar pacientes com problemas de vômitos recorrentes, e assim por diante.
As chamadas doses infinitesimais consistem na diluição de um medicamento e agitação (dinamização) para “despertar” propriedades latentes. Esse princípio causa controvérsias, porque, de acordo com muitos médicos, desafia qualquer lei da física ou bioquímica conhecida: de tão diluído o remédio, é possível que não haja nenhuma molécula mensurável do princípio ativo original. Algumas experiências, indicam que fenômenos ainda incompreendidos da física quântica poderiam explicar a eficácia dos medicamentos homeopáticos.
Para que serve?
De acordo com a homeopatia, o indivíduo não tem apenas uma doença: ele transporta um desequilíbrio que se manifesta de diferentes formas ao longo da vida. Por esse motivo, a função do homeopata é restaurar o organismo levando o ao caminho da cura. É considerado, portanto, um tratamento preventivo e curativo.
Emprega mais de 2000 remédios diferentes extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais, a homeopatia propõe se a estimular o sistema imunológico e a restaurar o equilíbrio energético do paciente com base nos sintomas e tratar qualquer doença, embora nem todos os indivíduos beneficiem integralmente com esta terapia.
A homeopatia é frequentemente indicada para problemas gastrointestinais, ginecológicos, dermatológicos, respiratórios e falta de “resistência” (infeções virais e bacterianas frequentes e doenças alérgicas). Além disso, pode procurar se a cura para vários problemas do foro emocional como por exemplo a depressão. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a sua prática como medicina alternativa e complementar.
Samuel Hahnemann é o pai da medicina homeopática. Nascido em 1755 , formou-se em medicina pela Universidade de Leipzig, mas decepcionou-se com os métodos usados na cura pela medicina tradicional.