Ana Maria Carvalho



Desde muito cedo percebi que os Alimentos tinham muita influência na nossa qualidade de vida. Eles eram motivo para juntar as pessoas, quer o propósito fosse uma Festa ou uma reunião de teor profissional. Durante toda a minha infância e até final da minha adolescência tive a sorte de viver numa casa na aldeia na qual seguíamos o ritmo natural das estações, com tudo de bom que isso podia representar: fruta e legumes da época naturalmente biológicos e a preferência pelo caseiro. Isto influenciou todo o meu percurso de vida até hoje.
 
Apesar de ter sido uma privilegiada a vários níveis, padecia de debilidades físicas que me tiravam a qualidade de vida desejável para aquela idade, tais como dores de cabeça frequentes, problemas respiratórios e intestinais. Só comecei a  resolve los de forma definitiva quando, após os meus 30 anos, iniciei um processo de reeducação de hábitos de vida e descobri que, além de proporcionarem prazer, os alimentos também podiam curar
Sempre me interessei muito por culinária, fiz alguns cursos  e, já adulta, verifiquei que tinha facilidade e prazer em confecionar os alimentos. Hoje continuo a gostar de criar formas diferentes de cozinhar mas procuro cada vez mais a associar métodos e produtos que fazem  parte de uma alimentação saudável.  
 
Acredito que cada um de nós é único e, por isso, com necessidades diferentes. Deve ter se em consideração quais são os alimentos que funcionam para cada um e quais os que podem provocar desequilíbrios orgânicos e doenças.
 
Iniciei Homeopatia,  o meu primeiro curso na área da saúde, em 2004, num período em que  interrompi o ensino porque tinha sérios problemas de voz . 
A partir daí nasceu o meu grande interesse e fascínio pela constatação do que acontecia quando dedicávamos atenção ao nosso corpo  como um todo. Passei a observar que cada alteração podia gerar mudanças fabulosas na nossa qualidade de vida.  Hoje sei que se voltasse ao ensino não teria os mesmos problemas de voz, pois além de ter alterado a sua colocação, também alterei a forma e o tipo de nutrientes que ingiro, sei o que me faz cada alimento, hoje presto atenção aos meus  "2 cérebros"  assim como cuido da sua interação saudável e cuidada. 
 
A Homeopatia é uma terapêutica que procura estimular a Força Vital do organismo, a qual desencadeia a cura da doença, é uma ciência que tem em conta o ser humano como um todo, o qual tem uma forma própria de reagir às doenças, de acordo com a sua personalidade.
 
A minha busca por maior conhecimento levou me a fazer também o curso de Naturopatia, após ter já aberto a minha primeira Clínica. 
 
A Naturopatia é um sistema de saúde que utiliza na sua terapêutica unicamente processos naturais, partindo do princípio que o corpo possui uma forte capacidade de auto-equilíbrio, denominado Homeostasia, este é alcançado sempre que o organismo está num ambiente interno saudável.
Podemos ter pensamentos que acidificam tanto como certos alimentos.
 
A Naturopatia pretende encontrar as principais causas da doença e tratá-las, não se limita apenas a observar os sintomas. O tratamento é seleccionado sempre após a 
observação cuidada do Ser Humano como um Todo nas suas várias componentes energéticafísica, mental e emocional.
A Naturopatia tem como princípio fundamental " tratar doentes e não doenças " , tal como a Homeopatia
 
A nossa qualidade de vida depende essencialmente de como metabolizamos toda a Informação que recebemos não só dos alimentos, mas também dos pensamentos e das emoções geradas por tudo aquilo que recebemos continuamente do ambiente no qual estamos inseridos.
 
A Medicina Informacional baseia se nos princípios da Física Quântica, a qual nos revela  que tudo no universo vibra a uma determinada frequência que é única e individual, inclusivamente o Ser Humano.

A MI utiliza ferramentas terapêuticas e de diagnóstico que são indolores e sem efeitos secundários. Com este tipo de tecnologias podemos registar frequências emitidas pelo organismo ao nível celular e emocional. Estas terapias actuam a um nível vibracional, alterando a frequência de um orgão, sistema ou emoção em desequilíbrio, facilitando assim  ao organismo voltar a funcionar corretamente.


Fascina-me o imenso potencial que decorre desta visão integrativa do ser humano, nos seus diversos aspectos físicos, mentais e espirituais. Este fascínio constitui um dos motivos mais relevantes para, eu própria, me assumir como uma eterna estudiosa do ser humano, na sua caminhada cósmica.